O mistério da encarnação revela o maravilhoso amor de Deus, do qual o Espírito Santo é personificação mais excelsa”.
Jesus está unido com o Espírito santo desde o primeiro instante da Sua existência no tempo, como expressa a nossa fé: “Ele se encarnou pelo Espírito Santo no seio da Virgem Maria”. A fé da Igreja neste mistério funda-se na Palavra de Deus: “O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a Sua sombra. Por isso, o Santo que vai nascer há de chamar-Se Filho de Deus”. (Lucas 1,35).
E a José foi dito: “O que ela conceberá foi obra do Espírito Santo” (Mateus 1,20) Graças a intervenção do Espírito santo, a “suprema graça” atua na Encarnação, a “graça da união” da natureza humana com a pessoa do Verbo. Esta união é fonte de todas as outras graças.
Por que o Espírito Santo realizou a Encarnação? Para que nos tornássemos partícipes da “natureza divina” (2 Pedro 1,4).
“Com efeito, esse é o motivo pelo qual o Verbo se fez homem, e o Filho de Deus, Filho do homem: para que o homem, entrando em comunhão com o Verbo e recebendo a filiação divina, se tornasse filho de Deus”. (S. Irineu de Lião).
Quando o Verbo desceu sobre a Virgem Maria, o Espírito, juntamente com o Verbo, entrou nela; no Espírito, o Verbo assumiu um corpo, e adaptou-o a Si, querendo, por meio de Si mesmo, unir e conduzir ao Pai toda criação” (Santo Atanásio). O Filho unigênito de Deus, querendo que fôssemos partícipes da Sua divindade, assumiu a nossa natureza humana, a fim de, ao fazer-Se homem, tornar os homens por graça, partícipes da natureza divina”> (São Tomaz de Aquino)
O mistério da Encarnação revela o maravilhoso amor de Deus, do qual o Espírito Santo é a personificação mais excelsa, sendo Ele o amor de Deus em nossa pessoa, a Pessoa-Amor. Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em ter enviado o Seu Filho unigênito ao mundo, para que, por Ele vivamos” (1 João 4,9).
o mistério da Encarnação, visto da perspectiva do Espírito Santo que o operou, lança luz também sobre o mistério do homem. Com efeito, se o Espírito age de modo singular no mistério da Encarnação, Ele está presente também na origem de cada ser humano. Cada filho deve, portanto, ser visto, e acolhido como um dom do Espírito Santo.
Commentaires