17 – ESPECIALISTA APONTA VÁRIOS ALIMENTOS QUE PODEM INTERFERIR NO SEU SONO
Fernando Mauro Ribeiro
17 de nov. de 2023
3 min de leitura
O momento do sono é um dos momentos mais importantes do dia, já que ele é uma das necessidades básicas do ser humano, garantindo o descanso e repondo as energias do corpo. Na hora de dormir, as refeições feitas antes, exercem grandes influências na qualidade do descanso. Uma refeição antes de dormir deve ser menos do que aquela durante as partes mais ativas do dia, explica a nutricionista americana Carie Gabriel.
Para garantir o tempo de sono correto, ela e outros especialistas ouvidos pelo jornal The New York Times, elegeram os sete elementos que podem interferir diretamente na qualidade do sono. São eles:
O ÁLCOOL:
Segundo a ONG americana Sleep Foudantion, apenas um gole de álcool antes de dormir pode ajudá-lo a dormir mais rápido, mas interfere na qualidade do sono. Além disso, a bebida pode causar ronco intenso e até mesmo apneia do sono, distúrbio em que a respiração para repetidamente por tempo suficiente para que a pessoa acorde. O álcool permite que pessoas saudáveis durmam mais rápido e profundamente, por um tempo, mas reduz o sono REM (movimento rápido dos olhos). Quanto mais você bebe antes de dormir, mais fortes são esses efeitos, afirma Carrie.
O QUEIJO:
O queijo pode parecer um petisco inofensivo, mas não é bem assim. Segundo a nutricionista, nem todos possuem esse efeito. Aqueles do tipo forte ou envelhecidos como o cheddar, parmesão e o gruyere apresentam grandes quantidades do aminoácido tiramina, que aumenta a frequência cardíaca. Se você está procurando algo cremoso antes de dormir, experimente um pouco de manteiga de amêndoa em alguns biscoitos, sugere Carrie.
TOMATES E FRUTAS CÍTRICAS:
Outros vilões para o momento do sono que podem passar despercebido são os tomates e frutas cítricas como laranja e o morango. Ainda que sejam considerados leves, estes alimentos são ácidos e devem ser evitados, principalmente à noite, por quem tem problemas com azia ou refluxo. Alimentos ácidos podem irritar a mucosa do estômago e elevar o pH ácido no corpo, provocando indigestão, azia e refluxo ácido que podem interferir profundamente no sono, esclarece a especialista.
CARNE VERMELHA E EMBUTIDOS
Alimentos considerados “pesados”, como carne vermelha e embutidos, têm como característica uma digestão mais lenta. Os bifes que são fritos e gordurosos, por exemplo, podem levar até oito horas para serem digeridos pelo organismo. Eles alteram hormônios e mudam o ritmo do organismo, por isso, podem prejudicar a hora do sono. Também podem causar refluxo.
FRITURAS E COMIDA GORDUROSA
Assim como os alimentos citados na explicação anterior, qualquer tipo de fritura e outras comidas gordurosas podem influenciam severamente na má digestão e podem se tornar vilãs do sono tranquilo. Da mesma forma, elas exigem muito tempo para o organismo realizar o processo de digestão.
DOCES OU COMIDAS AÇUCARADAS
O açúcar nos alimentos deve ser evitado antes de ir dormir. Ele contribui para a circulação da glicose no corpo, o que pode causar picos de adrenalina no organismo. “Se você sente fome antes de dormir, um carboidrato complexo ou proteína é uma escolha melhor. Como torrada de trigo integral ou banana com iogurte grego”, sugere
ÁGUA
Ainda que o consumo de água seja necessário durante todo o dia para a humanidade, Carrie Gabriel adverte que o momento de beber a quantidade indicada normalmente e manter a hidratação do seu organismo não é aconselhada antes de dormir. A vontade constante de visitar o banheiro pode interromper o período de descanso e como consequência o sono REM, fase mais profunda do sono. Beber demais pode mantê-lo acordado durante a noite devido à necessidade de urinar com frequência, atrapalhando assim o seu descanso, explica a especialista americana.
Komentarze