top of page

16 - MURIAÉ ESTÁ EM FESTA: SÃO 170 ANOS DE HISTÓRIA

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 16 de mai.
  • 4 min de leitura

Muriaé está em festa: 170 Anos de Emancipação Política. Hoje, 16 de maio de 2025. E sexta-feira, conforme a Lei Ordinária nº 7246/2025 é feriado em todo o município, quando a cidade comemora 170 anos de emancipação Política.

     Para a celebração da data, foi elaborada uma ampla programação que teve início pela manhã na praça Cel. Pacheco de Medeiros com a execução do Hino Nacional Brasileiro pela BANDA UNIÃO DOS ARTISTAS e o hasteamento das Bandeiras do Brasil, do Estado e do Município.

        O CORAL “CANTARES” se apresentou brindando o grande público interpretando vários hits de nossa Música Popular Brasileira, sob a regência de Renata Roriz.

      A Banda União dos Artistas apresentou-se também com seu rico repertório, quando executou lindamente canções de Djavan, Alceu Valença, Luiz Gonzaga e outros nomes de nossa música. A regência ficou a cargo do competente Gilson Araújo Cerqueira.

         Após a cerimônia cívica, as dependências do Memorial Municipal de Muriaé – Arquivo Histórico e Museu, o Museu Histórico Henrique Hastenreiter e Arquivo Histórico Manoel Fortunato Pinto – foram abertas para a visitação do grande público que, visitou todas as salas, o Salão Nobre que acolhem o rico acervo. Afinal, a Casa, é a guardiã de nossa história que, tem como curador o incansável João Carlos e sua dedicada equipe que se empenha na manutenção, aquisição de novos documentos e peças, em receber alunos das escolas com suas visitas agendadas e guiadas pelos competentes funcionários e divulgação do espaço.

     Na ocasião, foi servido um café da manhã da manhã, oportunizando a sequência do fraterno encontro de nossa gente e cumprimentei o ilustre Dr. Marcos Guarino – prefeito da cidade – por sua competência administrativa, pela dedicação à arte e cultura e pela iniciativa de dar destaque a esse dia tão significativo para Muriaé e, que muitas vezes, passa despercebido.

A festa teve sequência às 17:00 horas, com a inauguração do Mercado Municipal Jorge Feres, um amplo espaço destinado ao comércio, com bastante lojas de artigos variados atendendo o público em seus dois pavimentos, instalações sanitárias, de acesso fácil, pois fica à margem do rio Muriaé, no local da antiga feira, na altura da Ponte Dante Bruno.

         A cantora Mayra Rosa subiu ao palco pouco depois das 17:00 horas quando as tendas de venda de cerveja, refrigerantes e outros drinques, barracas de lanches e ambulantes em pleno funcionamento nas imediações. Já ao cair da tarde, havia uma grande concentração de pessoas para prestigiar o evento.

         Às 19:00 horas foi a vez de de Evandro Vasquez e Os Temerários darem seu recado, quando botou a galera para danças com seu eclético repertório.

         Às 21:00 horas, o local estava tomado de fãs da Banda que era a grande atração, o principal show da festa. Conversei com pessoas de Carangola, Divino, Cataguazes, Miradouro, Cachoeira Alegre, Laranjal e outras cidades da região que vieram em caravanas para curtirem a apresentação do Grupo que está comemorando 45 anos de carreira.

         Às 21:50 horas, aos primeiros acordes, uma multidão aplaudia a Banda 14 Bis que fez uma apresentação impecável. A juventude não conhece bem o repertório da Banda, mas era visível o seu entusiasmo quando seus integrantes executaram “Canção da América”, “Espanhola” e outros hits mais conhecidos. No entanto os sessentões se deliciaram e cantaram junto com a banda a maioria das músicas.

         Num clima bastante pacífico em que nenhuma ocorrência policial foi registrada, a velha guarda curtiu de montão a performance da banda que manteve a sua essência. Mesmo com a saída de Flávio Venturini que saiu para fazer carreira solo, o grupo empolgou a todos com seus hits. O ápice da apresentação foi quando cantaram “Linda Juventude” e “Planeta sonho” em que o vocalista Claudio Venturini irmão de Flávio, executou um solo de guitarra que encantou os fãs.

         Assim foi que os fãs e os amantes da boa música celebraram esse dia. Data importante no calendário de nossa cidade que, marca a emancipação política de nossa Muriaé. Parabéns aos organizadores do evento e parabéns a todos os muriaeenses, filhos da terra ou aqueles que como eu a adotou como sua. Na verdade, tenho mais tempo de vida em Muriaé. São 46 anos amando, curtindo, conhecendo, aplaudindo e se dedicando a essa terra hospitaleira.

         Sou cachoeirense – cachoeirense de Cachoeira Alegre – sim senhor. Me orgulho de minha terra, meu berço, ali dei meus primeiros passos, escrevi minhas primeiras poesias que fazem parte do livro “Vendaval da Vida”, mas isso não impede que eu ame também outras cidades.

E para finalizar, vou lançar mão do trecho de uma canção que o músico, cantor e letrista, Zé Olavo – meu conterrâneo – escreveu para essa cidade que, como eu, adotara:

         “Muriaé, meu sorriso, o paraíso que me acolheu / cheguei aqui, quando criança, quantas alegrias me deu / tu sabes o bem que te tenho, o meu desejo da alma é você... Nos carnavais do passado, e o charme das lindas mulatas, saudades da carnavalesca, a nossa queria Edna Prata...”

Salve Muriaé!

Fernando Mauro Ribeiro

 

 
 
 

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page