top of page

15 - DIA DO PROFESSOR. MAIS QUE HOMENAGEM, ELE DEVE SER RECONHECIDO E VALORIZADO

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 15 de out.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 31 de out.

Em 1963, o 15 de outubro foi declarado feriado escolar em homenagem aos professores, por decreto aprovado pelo presidente João Goulart e o então Ministro da Educação Paulo de Tarso. A explicação para a origem da data, no entanto, tem duas versões diferentes. A primeira história que encontramos por aí, vem da época de Dom Pedro I. em 15 de novembro de 1827, o imperador estipulou que toda vila, cidade e lugares mais populosos do Brasil criassem as primeiras escolas do país, conhecidas na época, como escolas de primeiras letras. O dia do Professor, seria, então, uma homenagem a esse marco da educação brasileira.

     A segunda versão, mais difundida que a do período colonial, garante ao professor Salomão Becker a responsabilidade pela inclusão do dia do Professor no calendário escolar. Em 1947, o professor, nascido em Piracicaba, lecionava no Ginásio Caetano de Campos, o “Caetaninho”, na capital paulista. Certo dia, o professor e mais três colegas conversavam a respeito do tamanho do segundo semestre letivo, que ia de 1º de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias, nesse período.

   Os quatro professores tiveram a ideia de criar um dia de parada para o descanso e também para organizar as atividades do resto do ano. Os rumores dizem que o professor Salomão Becker sugeriu que o encontro acontecesse no dia 15 de outubro, data em que na sua cidade natal, professores e alunos tinham o costume de organizar uma confraternização. Independente da veracidade dessas histórias, o dia 15 de outubro já é consagrado nacionalmente como o dia do Professor.

   A consagração dessa data, no entanto, não significa respeito e valorização para os professores. A recorrência de episódios, por todo o país, de violência contra professores e outros profissionais da área educacional, dentro e fora das salas de aulas, por “alunos” ou não, os baixos salários, o desrespeito, a desvalorização profissional, a falta de condições adequadas em muitas escolas para o exercício da função, só contribuem para que esse dia do professor não seja pautado por  alegres confraternizações, ainda que elas possam ocorrer, mas por uma reflexão séria, por parte de toda sociedade, que salvo algumas exceções, ignora-nos, desrespeita-nos e reforça cada vez mais  que ser professor não é alternativa para a maiorias dos estudantes brasileiros. (Esperança, nº 12, março de 2014).

 Penso que a melhor e merecida homenagem aos professores seja a valorização real e concreta pelo trabalho realizado habitualmente. Num ano eleitoral, não faltam promessas de valorização dos educadores e de reconhecimento da importância da educação. Mas, infelizmente, o discurso não se torna realidade e não resiste ao resultado eleitoral. Se quisermos que a Pátria Brasil se torne um país com melhor qualidade e condição de vida e trabalho, com indivíduos mais éticos e conscientes de suas responsabilidades, devemos nos mobilizar em prol da educação, pois é através dela e pelas mãos de vários professores que passam os cidadãos desse imenso país tropical. Ou pelo menos deveria.

 

 

 
 
 

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page