10 - CRISE ENTRE BRASIL E EUA: PARA A DIREITA, UMA “CONQUISTA”
Fernando Mauro Ribeiro
10 de jul.
4 min de leitura
De fato, a direita considera uma vitória a tarifa imposta por Trump ao Brasil. Para quem aplaude um deputado que se licencia de suas funções para (ir lamber botas de Donald Trump) morar no exterior (EUA) e lá continuar tramando contra o seu país, é sim, uma conquista.
E eles comemoram o fato de gerar essa crise que ameaça a estabilidade econômica do Brasil, porque na verdade, o que a direita deseja, é jogar o país no abismo. Mesmo que para isso, ela tenha que manter um ex-deputado, corrupto, – Eduardo Bolsonaro – residindo em apartamento de luxo e todo tipo de mordomias, pago pelo partido, pela arrecadação do Pix que os bolsonaristas, patriotas – ou seria patriotários - fizeram para o seu mito.
Quase tenho uma crise de risos quando me lembro desse gado errante, aquartelado em tendas fétidas, enrolados na bandeira do Brasil, cantando o Hino Nacional Brasileiro para pneus, colocando aparelhos celulares na cabeça para tentar fazer contatos com extras terrestres e depois de tanta insanidade, fazer Pix para o seu Jair, o capitão “cagão”.
O valentão da avenida Paulista, o leão de Copacabana se transforma em um gatinho manso e dócil, que fez suas gracinhas diante de Moraes e com seu riso cínico dizer que: “aquelas pessoas que lá estiveram acampadas são uns desocupados, uns loucos...” Em outras palavras: uns vagabundos, uns doidos um bando de bobos desinformados...
A família Bolsonaro está nem aí para vocês, Eduardo Bananinha está dando risadas com o rendimento dos 51 imóveis adquiridos em espécie – Eita, família sortuda – fazendo crescer ainda mais o seu patrimônio, sempre que necessitam de mais dinheiro e tocam o berrante para que o gado providencie esses recursos, seja através de Pix ou outras fontes (des) conhecidas e, há quem afirme até que oriunda de envolvimento com a milícia...
Ele é esforçado, está fazendo tudo esse sacrifício em nome de seu país. Afinal, seu lema é: Deus, Pátria e Família. Está se empenhando em manter as botas de Trump brilhando.
Mas o que para os verdadeiros brasileiros é uma crise, já, que o preço do tarifaço vai impactar numa série de produtos brasileiros e é uma ameaça à economia do país. Os patriotários se mantêm com seu patriotarismo, sentados, na arquibancada da ignorância, aplaudindo seus mitos no picadeiro do Circo Brasil que eles desejam.
Fernando Mauro Ribeiro
PANO DE FUNDO POLÍTICO
O anúncio feito pelo presidente dos EUA, Donald Trump, de que pretende taxar importações de produtos brasileiros em 50% a partir de primeiro de agosto, pegou muita gente de surpresa e principalmente as associações comerciais dos principais setores afetados.
A crise entre os dois países tem como pano de fundo a situação judicial do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ao justificar a elevação das tarifas, Donald Trump citou o ex mandatário brasileiro e classificou o seu julgamento no STF como uma “vergonha internacional” e “caça às bruxas”.
Bolsonaro, no entanto, é réu por tentativa de golpe de Estado em um processo que segue os trâmites previstos na Constituição brasileira. O ex-presidente responde a uma ação penal no Supremo Tribunal Federal (STF) por envolvimento na tentativa de golpe em 2022. O caso, iniciado em março já está em fase avançada. Ele também está inelegível por 8 anos, conforme decisão do STE Supremo Tribunal Eleitoral em 2023.
Ontem, os presidentes da Câmara, Hugo Motta e do Senado Davi Alcolumbre se manifestaram sobre a medida de Trump. Eles disseram que vão reagir com equilíbrio e firmeza.
Por outro lado, depois de receberem muitas críticas nas redes, aliados de Bolsonaro fizeram apelos para que o ex-presidente acione Trump e tente revogar o tarifaço, segundo o blog de Bela Megale, do jornal O Globo.
POSTURA DE TRUMP É INACEITÁVEL, DIZ LULA
O presidente Luca classificou a medida anunciada pelo presidente dos Estados Unidas Donald Trump, de taxar produtos brasileiros em 50% como “inadmissível”, disse que vai recorrer à Associação Comercial do Comercio (OMC) e que, caso essa medida se confirme, está disposto a usar reciprocidade. A declaração aconteceu em entrevistas ao Jornal Nacional da TV Globo. Ele também pediu o respeito ao Brasil.
É inaceitável que o presidente Trump, mande uma carta, sabe, pelo site dele e começa dizendo que é preciso acabar com a caça às bruxas. Isso é inadmissível. Primeiro porque isto aqui tem justiça e a gente está fazendo o processo com direito à presunção de inocência.
Lula afirmou que o país está disposto a aplicar a chamada Lei da Reciprocidade: O Brasil vai usar a Lei da Reciprocidade quando necessário e o Brasil vai tentar, junto com a OMC, com outros países, tentar fazer com que a OMC tome uma posição.
A partir daí, se não houver solução nós vamos entrar com a Lei da Reciprocidade já a partir de primeiro de agosto. Lula disse ainda que vai reunir-se com empresários para discutir a reação ao anúncio. Ele também afirmou que vai procurar novos mercados para os produtos brasileiros.
Letícia Lopes, Cássia Almeida e Eliane Oliveira – O Globo
Comentários