14 - EM TEMPOS DE GUERRA, FALEMOS, REZEMOS E PROMOVAMOS A PAZ
Fernando Mauro Ribeiro
14 de out. de 2023
3 min de leitura
Eles querem acabar com a violência, mas a paz é contra a lei e a lei é contra a paz. (Gabriel Pensador)
A violência é a pior cegueira do mundo. Quando enxergamos que somente a coletividade pode construir um mundo melhor, seguiremos rumo a um horizonte mais igualitário.
A violência é o último refúgio do incompetente. (Isac Asimov)
A violência é sempre estrutural. Se desejamos um futuro de paz, precisamos começar desconstruindo a cultura do machismo, do racismo e da marginalização de classe.
A pior violência é uma sociedade condenar muitas pessoas à miséria e concentrar a riqueza nas mãos de poucas. A fome não deveria existir no mundo.
Todos os dias crianças são mortas por balas perdidas, disparadas por uma sociedade que se conformou com a violência urbana. Basta de crueldade! Precisamos nos rebelar e cobrar uma posição mais humana dos políticos.
Uma criança nunca pode ser responsabilizada por um abuso infantil! Não encontre desculpas, encontre culpados. A violência destrói a infância.
A violência virtual é tão perigosa quanto a violência física. Denuncie as publicações que propaguem o ódio ou que difamam a reputação de alguém. Juntos vamos bloquear o ódio e compartilhar o amor.
A pior pandemia de todas é a violência que se alastra no mundo e continua sendo ignorada. Precisamos unir nossas forças e ecoar nossa voz para construirmos um futuro melhor.
A violência é sempre terrível, mesmo quando a causa é justa (Friedrich Schiller)
Enquanto houver violência eu serei resistência! Toda forma de ódio precisa ser contida.
Vivemos em um mundo onde nos escondemos para fazer amor, enquanto a violência é praticada em plena luz do dia.
(John Lennon)
A cada 11 minutos uma mulher é estuprada no Brasil. Chega de culpar a vítima! Chega de justificar as ações do agressor. Queremos justiça por todas as mulheres que tiveram sua vida violada.
O Brasil insiste em dizer que é um país rico em diversidade, sem preconceitos, enquanto isso, as pessoas negras são as que mais sofrem com a violência. Acorda, sociedade, sua negação é a arma que mais mata!
Falamos muito em violência, no entanto, quase sempre, esquecemos que os idosos são maltratados, silenciados e abandonados. Precisamos olhar com carinho e defender aqueles que já fizeram tanto pela sociedade.
A violência, seja ela qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota. (J. P. Sartre)
Todos os dias, estamos propensos a disseminar violência: seja no trânsito, nos discursos cristalizados e nas nossas relações pessoais. A auto avaliação precisa ser um exercício constante.
A violência gera violência, como se sabe, mas também gera lucros para a indústria da violência, que a vende como espetáculo e a torna objeto de consumo. (Eduardo Galeano)
Por mais nobre que seja a causa, nunca use a violência como justificativa. Se queremos conquistar um futuro melhor, não podemos usar as mesmas armas que nossos inimigos usam para nos ferir.
Enquanto houver resistência, ainda haverá o sonho e a possibilidade de uma sociedade sem violência.
A ignorância é um mal que não nos permite conhecer as outras realidades. Uma pessoa ignorante está sempre com a mente fechada e, dificilmente, se abre para novas experiências, pessoas e oportunidades. Ou seja, nada de bom vem de alguém assim. E para se afastar desse tipo de pessoa e postura, observe alguns pensamentos, como por exemplo:
O sábio pode mudar de opinião. O ignorante, nunca.
A ignorância e a hipocrisia andam de mãos dadas. Onde uma está, a outra, com certeza está ao lado.
Onde há amor e sabedoria não há medo nem ignorância. (São Francisco de Assis)
A argumentação é uma troca de conhecimentos. Discussão é uma troca de ignorâncias.
A ignorância sempre teme a mudança.
A ignorância é atrevida porque sempre acha que sabe tudo.
A sabedoria é cautelosa porque sabe que sempre pode aprender algo novo.
A história nos ensina que no início das maiores tragédias havia ignorância.
Comentários