14 – DIA DO HOSPITAL – A FUNDAÇÃO (FCV) É UMA BÊNÇÃO
Fernando Mauro Ribeiro
14 de jul.
3 min de leitura
Acompanhando um amigo em tratamento na FCV Fundação Cristiano Varela, Hospital do Câncer que realiza um trabalho extremamente louvável, que atende regularmente 273 municípios de Minas Gerais, com abrangência populacional de mais de 7 milhões de habitantes, além dos encaminhamentos de todo o país, com uma média de 20 mil atendimentos, sendo 85% deles pelo SUS, e por isso mesmo, reconhecidamente como um dos mais importantes Centros de Tratamento do Câncer no Brasil.
Como eu dizia no parágrafo acima, acompanhado esse amigo, tenho ido com bastante frequência ao local e imaginei a estrutura fantástica que se tem aqui em nossa cidade e, o que seria se não a tivéssemos. Particularmente, tratamos do câncer de minha primeira esposa, no INCA – Instituto Nacional do Câncer – no Rio de janeiro e, naturalmente as dificuldades são múltiplas, pelo fato de ter que se ausentar de sua ciadas para outro Estado, despesas com passagens, hospedagem, ausência no trabalho e o desgaste físico e mental que essa rotina gera no paciente e familiares.
Inaugurado em 2003, o Hospital que é mantido pela Fundação Cristiano Varela é credenciado pelo Ministério da Saúde como CACON – Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia e na CNRA- Central Nacional de Regulação de Alta complexidade. A instituição ocupa uma área de 101.184,80 m2 (metros quadrados). As instalações são especificamente projetadas para um atendimento baseado em modernos conceitos de qualidade, humanização, tecnologia e segurança.
O hospital conta com 170 leitos ativos, 8 salas cirúrgicas, 58 leitos de quimioterapia ambulatorial, 4 salas de radioterapia e 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva. Contando com uma equipe multiprofissional de especialistas com reconhecida capacitação.
Em 2018 foram 2.616 novos casos de câncer atendidos, com projeção de 2.800 casos novos para 2019.
Em 2012, novamente envolvido com o diagnóstico de câncer de minha segunda esposa, retomo a via Crucis de quimioterapia e radioterapia, então, já na FCV e poderia dar aqui, um testemunho da empatia com que se olha e do carinho e atenção como é recebido e atendido cada paciente, no combate ao câncer e valorizando a vida, falar da excelência nacional dessa instituição no combate à doença, destacando-se pela sustentabilidade e qualidade e ainda dos valores institucionais da Casa, como: compromisso com a qualidade; Humanização; Inovação; Sustentabilidade; Integração (Espírito de Integração; Equidade no atendimento... mas disso, sabemos todos.
Em um período anterior à pandemia da Covid-19, atuei como Ministro da Eucaristia no referido hospital. Um trabalho realizado com muito amor e carinho pela equipe da Capelania a Igreja de Nossa Senhora do Divino Pranto, coordenada pelo padre que exerce o sacerdócio na respectiva Igreja e celebra também nas Casas de Saúde, Prontocor e demais hospitais.
Trabalho este que consiste em se reunir o grupo em oração na Capela de Nossa Senhora de Fátima, situada no Módulo II, de onde partem em dupla, para visitar cada paciente, percorrendo todo os quartos, atendendo a todo aquele que em seu leito deseja – se preparado para tal – receber a Sagrada Eucaristia.
Nessa visita, faz-se uma abordagem ao enfermo e também acompanhantes, se desejam que se faça ali uma oração e se desejarem se confessar, anotamos o nome da pessoa e número do quarto, comunicamos ao sacerdote que fará a visita e, às vezes, alguns pedem a Unção dos enfermos – um dos sete sacramentos da Igreja Católica, concedido àqueles que em vista de se submeterem a alguma cirurgia, ou ao paciente que assim o desejar - A Sagrada Unção dos Enfermos, antigamente chamada de Extrema Unção, é um dos sete sacramentos instituídos por Jesus Cristo, visto no Evangelho de Marcos (6-13), recomendado aos fiéis e promulgado pelo Apóstolo Tiago: Alguém dentre vós estais doentes? Mande c chamar os presbíteros da Igreja para que orem sobre ele, ungindo-o com o óleo em nome do Senhor. A oração da fé salvará o doente e o Senhor o porá de pé; e, se tiver cometido pecados, estes lhe serão perdoados”. (Tiago 5. 14-15). Mas, falaremos disso depois, nessa mesma edição.
Depois de atendidos em suas necessidades espirituais e desejosos de receberem a Santa Eucaristia, a Comunhão é, pois, ministrada pelo padre ou ministro extraordinário. Após essas visitas, a equipe se dirige à Capela, assim como os acompanhantes, visitantes e funcionários disponíveis para participarem da Santa Missa que, é também transmitida pelo sistema integrado de TV para todos que desejarem sintonizar seus aparelhos e também pelas redes sociais.
Noutra ocasião voltaremos a esse tema (FCV) abordando mais detalhadamente sobre os serviços oferecidos, como a Casa de Apoio, Campanha de Prevenção; Educação e Formação; Equipe multidisciplinar e o Memorial. Local onde são desenvolvidas atividades da instituição, tais como: Auditório para 280 lugares; Mausoléo; Pinacoteca; Centro de documentação e memória; Exposição institucional multimídia... espaço cultural que vale a pena visitar.
Comentários