13 - VIVA SANTO ANTÔNIO! EXISTE SANTO CASAMENTEIRO?
- Fernando Mauro Ribeiro
- 12 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 13 de jun. de 2024
Desde a Idade Média, criou-se uma tradição de que Santo Antônio, um frade franciscano, nascido 1195, em Portugal e que viveu em Pádua, na Itália, era promotor de casamentos. Ele foi um santo doutor da igreja e que pregou até para o Papa Gregório XI (1227-1241).
Na verdade, em seus sermões ele não pregava nada específico sobre casamentos, mas ficou conhecido como o santo que ajuda a mulheres a encontrarem um marido por conta da ajuda que dava a moças humildes para conseguirem um dote e um enxoval para o casamento, como era exigência da época.
Segundo a lenda, certa vez, em Nápoles, havia uma moça cuja família não podia pagar seu dote para se casar. Desesperada, a jovem pediu a ajuda do santo que, milagrosamente, lhe entregou um bilhete e disse para procurar certo comerciante. O bilhete dizia que o comerciante desse à moça moedas de pratas equivalentes ao peso do papel. O homem não se importou, achando que o peso daquele bilhete era insignificante. Mas, para sua surpresa, foram necessários 400 escudos da prata para que a balança atingisse equilíbrio.








Comentários