O Papa Francisco convocou a Igreja inteira para a preparar a Assembleia ordinária do Sínodo dos Bispos em Roma, em outubro de 2018. O tema escolhido pelo Papa não poderia ter sido mais apropriado: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional. A escolha estava alinhada com as reflexões e iniciativas para promover a “nova evangelização para a transformação da fé cristã”. o Sínodo já tratou dos vários encarregados da evangelização.
Desta feita, não poderia ser diferente: foi a vez dos jovens que são muito importantes para a sociedade e para a Igreja. Afinal, sua inserção na vida e na missão e evangelização da Igreja é determinante. A próxima assembleia vai tratar da questão: “Os jovens e a fé”.
Será que os jovens estão abertos à fé sobrenatural? Como expressam eles, a sua busca de Deus e da fé?
Os jovens estão dispostos a acompanhar a vida da Igreja, sua mensagem e a vida cristã?
Mas as principais perguntas a Igreja e a comunidade vão fazer: Onde estão os jovens?
Participam eles da vida da Igreja?
Quais são as dificuldades para levar a mensagem da Igreja a eles e como vamos superá-las?
A outra parte do tema diz respeito às diversas vocações dentro da comunidade eclesial, como o sacerdócio, a vida consagrada religiosa ou missionária e a vida matrimonial. E, também, das diversas vocações do cristão leigo que vive no mundo e onde é chamado a “ser fermento na massa, sal da terra e luz do mundo”.
A vida cristã envolve sempre o chamado a exercer uma missão recebida de Deus. Encerrou-se mais uma Jornada Mundial da Juventude realizada em Lisboa - Portugal. Quando lá estive, - abril desse 2023 – o país já se preparava para o grande evento que reuniu um milhão e meio de pessoas na capital. Participei da celebração de uma Santa Missa, e naquela paróquia, o pároco já falava com entusiasmo, aos fiéis do grande acontecimento que viria no mês de agosto. E foi uma linda festa, um mega evento.
Ainda nessa edição, publicaremos o discurso do Papa Francisco. Reitero o que disse acima: A vida cristã envolve sempre o chamado a exercer uma missão recebida de Deus. Será que estamos conseguindo passar isso aos jovens?
Que Deus abençoe e ilumine nossos jovens! E que nossas famílias e comunidades católicas encontrem caminhos para transmitir a eles a alegria de crer e de viver a própria vocação.
Commenti