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11 - ESTIMA-SE QUE, 40 MIL ROMEIROS, A PÉ OU DE BICICLETA SE DIRIJAM AO SANTUÁRIO DE APARECIDA

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 11 de out.
  • 3 min de leitura

Com a proximidade do dia 12 de outubro, vemos, já, há alguns dias, a peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida. A expectativa da Polícia Rodoviária Federal é de que 40 mil pessoas, se dirijam a pé ou de bicicleta ao santuário. No ano passado, 37 mil romeiros fizeram a peregrinação.

Desde ontem (10-10-2025) o Santuário Nacional de Aparecida ficará aberto 24 horas por dia, por conta da Festa da Padroeira. Alguns espaços vão funcionar de forma direta até o próximo domingo (12) enquanto outros vão ter horários estendidos. A medida tem como objetivo atender os romeiros que chegam a Aparecida de madrugada – nesta época do ano a cidade fica lotada de peregrinos por conta do Dia de Nossa Senhora Aparecida.


PASSARELA DE 134 KM. PARA OS ROMEIROS, À MARGEM DA DUTRA

Como será a passarela de 134 quilômetros para romeiros até o Santuário Nacional de Aparecida. O projeto técnico foi encaminhado à Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) e, segundo a agência recebeu a chancela de prioridade, devendo receber autorização para o início da execução do projeto.

   A concessionária Rio/SP vai construir uma passarela de 134 quilômetros para os peregrinos que seguem em romaria a pé ou de bicicleta até ao Santuário Nacional de Aparecida. A nova via, com largura de 3 a 7 metros, será construída paralela à rodovia Presidente Dutra, mas sem interferir na pista e nos acostamentos. O objetivo é reduzir o número de acidentes envolvendo fiéis, já que atualmente, romeiros caminham pelo acostamento da rodovia.   

  O projeto técnico foi encaminhado à Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) e, segundo a agência recebeu a chancela de prioridade, devendo receber autorização para o início da execução do projeto. Há perspectivas de que o início das obras aconteça até 2026, junto com um projeto de ampliação da capacidade da Dutra.

  De acordo com Rodolfo Borrel, gerente de operações da Rio/SP, a partir da anuência da ANTT será feito o detalhamento da obra. É um esforço conjunto para oferecer mais segurança aos romeiros, especialmente durante o período das celebrações do Dia de Nossa Senhora Aparecida. “       

Realizamos uma megaoperação de segurança para proteger os fiéis, mas há sempre o risco de que um carro desgovernado cause algum acidente com os romeiros”, diz.

O projeto prevê a via exclusiva de Arujá, na Grande São Paulo até à chegado ao santuário de Aparecida, passando pelas áreas urbanas de Jacareí, São José dos Campos, Caçapava, Taubaté, Roseira e Pindamonhangaba. O estudo mostrou que há espaço para uma via contínua na maior parte do percurso. “

Em alguns trechos o volume de obras será maior por necessidade de fazer o alteamento da pista e driblar as entradas e saídas da rodovia, que são muitas, mas há soluções técnicas”, diz Borrel.

  Nos trechos urbanos das cidades que a rodovia vai cortar, pode ser possível a utilização de marginais locais, segundo o gestor. A proposta ainda está em fase inicial e depende de ser formalizada a autorização da agencia reguladora para que possa avança para etapas técnicas mais detalhadas, como o desenvolvimento do projeto funcional e a análise da viabilidade econômica.

  O plano é transferir para a via exclusiva os pontos de apoio a peregrinos que se instalam ao longo do acostamento da Dutra durante as romarias. Caso a construção seja aprovada, o custo da obra será bancado pela concessionária. Como se trata de investimento não previsto na concessão haverá necessidade de reequilíbrio econômico-financeiro do contrato.

Fonte: InfoMoney 25

 

 
 
 

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