08 - TEM INÍCIO A CORRIDA PARA A SUCESSÃO MUNICIPAL
Fernando Mauro Ribeiro
8 de ago. de 2024
3 min de leitura
No Brasil, a disputa sucessória em todos os níveis ainda não apresenta contornos mais definitivos. O prazo para os partidos definirem seus candidatos expia no dia 15, - numa quinta-feira -, quando Partidos, federações ou coligações possam apresentar à Justiça Eleitoral o registro das candidaturas aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores, candidatos e candidatas que vão concorrer nas eleições de 2024. O primeiro turno vai ocorrer no dia 6 de outubro e o segundo turno no dia 27 do mesmo mês, onde for necessário.
Muita especulação, muitas pré-candidaturas anunciadas, seja com o objetivo de negociar um pouco mais à frente, seja apenas para marcar posição visando a disputa nas eleições de outubro de 2028. Não se sabe exatamente o que se passa na cabeça de um político. O que posso afirmar é que a secretária judiciária do TER, ressalta a importância desse prazo ser cumprido. Os juízes terão até o dia 16 de setembro para julgar todos os processos.
O que parece estar definido, ou caminhando para isto, é uma disputa entre políticos e não políticos. A verdade é que há por parte da população uma má vontade com certas candidaturas e uma descrença do eleitor com a política. A preferência do eleitor, que se vê na obrigação de votar, seria, segundo uma pesquisa, alguém com capacidade administrativa, sem o ranço dos políticos, vistos como políticos e aproveitadores.
Essa pode ser uma marca destas eleições, quando a população terá o direito de passar a limpo toda a vida política do Município. Esta indisposição com os chamados “políticos” vai mudar, ou o tempo será suficiente para promover o esquecimento e todos se salvarem nas urnas novamente? Esta é uma dúvida.
As redes sociais terão papel fundamental neste processo e serão usadas à exaustão por todos contra todos. Aventureiros que se dispõem a enfrentar as urnas, sobram. Corremos assim o risco de, na esmagadora maioria das cidades, assistirmos à ascensão dos despreparados, dos oportunistas, dos “picaretas”, enfim. Um risco bem real. Há sempre um jeito de piorar aquilo que já é ruim.
O período eleitoral é uma oportunidade de se fazer uma reflexão sobre o futuro. Devemos assegurar que nossas escolhas contribuam para o desenvolvimento do município, do estado e do País, com uma nova mentalidade, onde haja um verdadeiro desejo de se combater a corrupção, os corruptos e os que se deixam corromper; onde se empenhe em governar com justiça.
Nem sempre o que uma pessoa defende nas eleições tem o apoio dos vizinhos, amigos, colegas de trabalho ou familiares. Nessas horas, é saudável conversar sobre as nossas posições, mas sem diminuir a opinião do outro ou tentar fazê-lo mudar de ideia a todo custo. Por não conseguir respeitar pontos de vistas diferentes, tem gente que até corta relações de amizade, de convivência e de parceria. Neste caso, todos saem perdendo.
O portal Novo Tempo pede, deseja e espera que todos os seus leitores ajudem a fortalecer, cada vez mais, a cultura da paz e a convivência baseada em comportamentos éticos, nas conversas sobre as eleições e na prática do dia a dia.
E você? Também está disposto a ser um multiplicador de valores éticos (como o respeito, a empatia, a responsabilidade e a reconciliação) em sua comunidade?
Também, é intenção desse informativo divulgar as propostas de governo dos candidatos a assumirem a Prefeitura de Barão do Monte Alto – uma entrevista com cada um deles, seria o ideal – Quero enfatizar que o Portal Novo Tempo o “jornal da nossa terra”, como sempre se posiciona, para uma maior abrangência e conhecimento do eleitor, abre espaço para aqueles que almejam uma cadeira na Câmara Municipal, para que exponham a legenda pela qual se lançaram para o pleito de 2024 e, obviamente, seus projetos, suas propostas, seu comprometimento com a realidade do município. Para tanto, faça contato com a redação doportalnovotempo.com.br para agendar esse encontro, em um tempo compatível, já que estamos quase que em meados de agosto e o número de candidatos é bastante grande.
Aqueles, porém, que primeiro se manifestarem, terão prioridade. Enquanto que os retardatários – os último - , correm o risco de não terem suas propostas divulgadas aqui, ou até mesmo uma entrevista concedida a algum de nossos repórteres, não serem publicadas, pois também nós, da mídia, temos um período pré-determinado pelo TER para esse tipo de publicação. Aqui, aguardando o seu contato, nossa equipe, está de plantão, pronta para atende-lo.
Comentarios