top of page

07 - SANTO ATANÁSIO, 20º BISPO DE ALEXANDRIA

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 6 de mai. de 2024
  • 2 min de leitura

Santo Atanásio nasceu em Alexandria, no Egito, no ano 295, e desde a adolescência convivia com a perseguição ao cristianismo. No ano 325, Atanásio, então Diácono, participou do primeiro Concílio Ecumênico de Nicéia, como assessor do seu Bispo, quando se definiu a doutrina contra as heresias dos arianos, que afirmava que Jesus era uma criatura inferior a Deus Pai.

  o Arianismo foi condenado e deu-se a definição solene do Credo, o qual rezamos até hoje. A atuação de Atanásio foi muito importante, tanto pela lucidez de sua doutrina quanto pela sua argumentação bíblica.

  aos 31 anos de idade, Atanásio foi o sucessor do Bispo de Alexandria, por 46 anos, período de muito sofrimento e perseguição em que ele lutou pela doutrina certa do Evangelho; a divindade de Cristo, que era negada pelos arianos. Foi árduo transmissor da doutrina transmitida pelos apóstolos.

  Os arianos não lhe deram descanso e, com o apoio do Imperador, espalharam calúnias contra Atanásio que teve que fugir por cinco vezes.

Refugiava-se no deserto onde conheceu e conviveu com Santo Antão. Escondia-se saindo somente à noite para dirigir sua igreja e consolar seus fiéis. "Eu me alegro em ter de me defender", escreveu em sua apologia pela fuga.

  Faleceu em 2 de maio de 373, aos 77 anos de idade, tido como santo por toda a Igreja. Teve a graça de ver vitoriosa a verdadeira fé. Foi declarado Doutor da Igreja pelo Papa Pio V, em 1568, como reconhecimento do seu trabalho, fidelidade e obras escritas para a Santa Igreja. Sua primeira obra é uma apologia (defesa) contra os pagãos e sobre a Encarnação do Verbo. Escreveu um tratado contra os arianos, no qual discute textos bíblicos em que Ario fundamentava sua heresia.

  Atanásio foi o 20ª Arcebispo de Alexandria, Santo e Doutor da Igreja Católica. Seu episcopado durou 46 anos, dos quais, dezessete passou exilado, em cinco ocasiões diferentes e por ordem de quatro imperadores romanos: Constantino, Constâncio, Juliano e Valente.

  "A fé católica consiste em adorar um só Deus em Três Pessoas e três Pessoas em um só Deus... para alcançar a salvação é necessário ainda crer firmemente na Encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, Deus e Homem", afirma Santo Atanásio.

  Santo Atanásio é honrado como um dos quatro grandes doutores da Igreja Oriental. Seguindo seu exemplo, sejamos ardorosos no amor de Cristo.

Pesquisa: Fernando Mauro Ribeiro

 

 
 
 

Comentarios


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page