top of page

06 - EM CACHOEIRA ALEGRE AS FOLIAS ESTÃO NAS RUAS. AFINAL, HOJE, É DIA DE REIS

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 6 de jan. de 2024
  • 4 min de leitura

Os adornos das lojas estão sendo retirados, para dar lugar aos cartazes das mais variadas promoções. É janeiro e, as guirlandas das portas estão sendo guardadas, os presépios das igrejas estão sendo desmontados, em Cachoeira Alegre ainda se ouve o soar dos tambores e os instrumentos enfeitados de fitas executam a melodia como pano e fundo, para os versos das Folias de Reis que ainda circularão por aqui, até o próximo domingo, quando encerrarão suas atividades, como confidenciou-me Iraci da Carmosa, - dono de folia e sobrinho do lendário mestre de Folia, Sr. Mario Jaques – que comanda o grupo de foliões, tendo na vanguarda, aquele que conduz a bandeira em visita às casas, pelas ruas da Comunidade. Se acolhem o estandarte, o grupo adentra a residência e fazem suas cantorias, sua louvação. Se não, eles apenas acolhem a oferta e seguem adiante. Pois celebremos hoje, o Dia de Santo Reis, segundo as tradições. 

     Assim como em outras paragens, eles se organizam todos os anos e vão para as ruas cantar e dançar em louvor ao Menino Deus, ao longo de doze dias, até a chegada do Dia de Reis, em 06 de janeiro. Na cidade de Muriaé, depois de se apresentarem no coreto da praça João Pinheiro, num belo encontro promovido pela Fundarte, onde vários grupos marcaram presença para comemorar o nascimento do Menino Jesus, quatro folias saíram às ruas nesse período natalino. São elas: Estrela Guia; Irmãos Moreira; Anjo Gabriel; Anjo Serafim; Estrela de Davi; Sagrada Família; Arcanjo Miguel e Santa Terezinha, que representam os bairros Planalto, Safira, São Cristóvão, Santa Terezinha, Rua Nova entre outras.

        Com essa bela festa, o evento é celebrado em diversas regiões e, aqui no município de Barão do Monte Alto, tem o objetivo de promover e difundir o Patrimônio Imaterial, ou seja, mostrar os bens que dizem respeito às práticas, representações ou expressões culturais de um povo.

  Em Cataguases, há um tradicional Festival de Folia de Reis que atrai um grande público.

 

MINAS MANTÉM A TRADIÇÃO DE FOLIAS DE REIS

  Minas abriga a maior quantidade de folias do Brasil. O Auto de Natal renova a alegria pelo nascimento do Menino Jesus e mostra a religiosidade expressada em cultura popular. Tradição centenária em todas as regiões do estado, os folguedos vêm se ampliando nos grandes centros urbanos e já chegaram à Praça da Liberdade, na capital.

No sul de Minas, Triângulo Mineiro, Zona da Mata... em algumas cidades históricas de Minas, a tradição também é mantida e proporciona um belo espetáculo na apresentação do Reizado e outras danças regionais. 

 

OS MAGOS OFERECERAM PRESENTES A JESUS. O NOSSO PRESENTE É O PRÓPRIO JESUS.

     “Os magos caminharam e, eis que a estrela que haviam visto no Oriente, ia diante deles, até que se deteve sobre o lugar” onde estava o menino. Ao ver a estrela, encheram-se de imensa alegria. Entraram na “casa”, viram o Menino com Maria sua Mãe e, prostrando-se, o adoraram; logo abriram seus cofres e lhes ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra” (Mateus 2,9-11).

      Nossa vida é um presente. Quando entendemos o imenso amor de Deus por nós, que Ele tudo fez por amor, nossa vida se torna um presente e começamos a ser gratos ao Criador. Os magos ofereceram presentes materiais, como agradecimento a Deus pela chegada do Rei do Universo. E, por trás de cada presente, há um símbolo de outros presentes espirituais bem mais valiosos que ofereceram ao Menino Deus. Você, querido irmão, querida irmã, também tem, na simplicidade de sua vida, alguns presentes de imenso valor que Jesus deseja ardentemente que você dê a Ele.

OS ANJOS:

Os mesmos, tornando-se visíveis, inundaram o lugar com luz vivíssima, e com suas vozes melodiosas cantaram potentemente, para serem escutados por todos: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade”. Presenteando-se os próprios anjos aos pastores, um deles anunciou: “Hoje nasceu o Salvador; encontrarão um Menino envolto em faixas ...” E, o que fazia o celestial menino em uma manjedoura? Ele vivia em um contínuo abandono à vontade de Pai Celestial que era também a sua. Dando gemidos e suspiros suavíssimos, Ele, chorando, chamava a todos, amorosamente, dizendo: Filhos meus, venham rapidamente a Mim, por vosso amor nasci à dor, às lágrimas; venham todos conhecer o excesso de meu amor, deem-me acolhida em vossos corações (Luisa Picarreta, a Rainha do Céu no Reino da Divina Vontade, XIX Meditacíon).

OS PASTORES:

LUISA Picarreta contou: “Parecia que eu estava na gruta de meu recém-nascido Jesus, que me disse: Filha amada minha, quem veio me visitar na gruta de meu nascimento? Os pequenos pastores foram os primeiros visitantes, os únicos que iam e vinham, e me ofereciam presentes e coisas pessoais, e os primeiros que tiveram conhecimento de minha vinda ao mundo, e por consequência, os primeiros favorecidos cheios da minha Graça. Eis porque escolho sempre pessoas pobres, humildes, e delas faço extraordinárias graças, porque são sempre as mais dispostas a escutar-me, a crer em mim sem colocar dificuldades, cismas, como fazem as pessoas cultas”.

OS REIS MAGOS:

Os santos magos chegaram à Gruta de Belém. Jesus se gratificou em fazer reluzir extremamente os raios de sua Divindade, comunicando-se com os magos em três modos: com o amor, com a beleza e com a potência, de tal maneira que ficaram prostrados, na presença do Menino Jesus, tanto que, se o Senhor não tivesse retirado para o seu interior os raios de sua Divindade, teriam permanecido ali, para sempre, sem poder mover-se mais.

       Jesus disse à Luisa: por ter me comunicado de três modos com os magos, obtive três efeitos: comunicando-me com o amor, obtiveram o desapego deles mesmos, com a beleza, obtiveram o desprezo das coisas terrenas; e, com a potência, ficaram seus corações atados a Mim, e obtiveram a coragem de arriscar o sangue e a vida por Mim”. (Luisa Picarreta, 06 de janeiro de 1901).

Texto de Pe. Cláudio Balbut

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page