05 - PADRE JEAN CELEBRA MISSA DO 2º DOMINGO DO ADVENTO, NA MATRIZ SÃO PAULO.
Fernando Mauro Ribeiro
8 de dez. de 2021
3 min de leitura
A Matriz São Paulo fica repleta nas quatro missas que são celebradas aos domingos. Porém, a primeira Missa, às 07:30 horas, é a que recebe um número maior de fiéis. Após o canto de entrada e a saudação do Padre Jean à comunidade, deu-se o acendimento da 2ª vela do Advento; “Senhor, nosso Deus e Pai, abre nosso coração para Vossa presença em nós.
No Advento de Cristo, o céu se encontra com a terra. Fazei com que a luz do Advento nos faça profetas da vida e da esperança, em nosso mundo necessitado de compaixão e misericórdia. Fazei-nos, Senhor, vossos instrumentos. Ressoe em nossos corações e no mundo inteiro, a voz da profecia, da esperança e da paz. Amém!
Tivemos a alegria de na celebração da Santa Missa, nos alimentarmos além da Sagrada Eucaristia, também com o Pão da Palavra. Foram proclamadas as leituras de hoje e ficou evidente que a Palavra vem nos chamar para a conversão, para a renovação da vida, eliminando o que impede a chegada do Senhor no mundo e em cada coração. É um convite do Senhor a todos os cristãos batizados, chamados neste tempo especial a dar testemunho da salvação e libertação em Cristo. Como João Batista, sejamos profetas no tempo de agora, profetas da verdade do anúncio de Cristo e da esperança nele. O Senhor espera nossa resposta.
PARA MELHOR ENTENDERMOS O CICLO DO NATAL:
ADVENTO:Primeiro, Segundo, Terceiro e Quarto Domingos: (Preparação para o Natal)
NATAL:Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo: Festa de Natal.
TEMPO DO NATAL: PROLONGAMENTO DA FESTA DO NATAL
Festa da Sagrada Família;
Festa da Santa Mãe de Deus;
Epifania;
Batismo do Senhor.
ESPIRITUALIDADE BÍBLICO-MISSIONÁRIA
Vejamos a homilia de hoje, segundo Pe. José Ulysses da Silva, C. Ss.R. extraída da Liturgia Diária Deus Conosco:
ESCUTANDO A PALAVRA:O profeta Baruc é um pregador otimista, animando seu povo, que regressava do exílio da Babilônia. É preciso, porém, deixar-se conduzir por Deus, revestindo com o manto da justiça para refazer a verdadeira paz. Só existirá Terra Prometida se os montes da Riqueza e do orgulho forem rebaixados e os vales da pobreza forem preenchidos.
Em sua carta à comunidade de Filipos, São Paulo afirma que, Deus levará à perfeição a obra começada. Mas, para isso, devemos crescer sempre mais no reconhecimento e na experiência do amor de Deus, para discernir o que é melhor, o que é justo e o que nos torna puros e sem defeito para o dia do Senhor.
No Evangelho, as palavras do profeta Baruc, voltam a ecoar na voz de João Batista, cuja missão é preparar o terreno para Jesus. O contexto em que vive o povo, é de opressão e de corrupção política religiosa com nomes de pessoas bem conhecidas: Tibério César, imperador romano; Pôncio Pilatos, governador da Judeia; Herodes, rei da Galileia. Persiste a grande realidade de ‘montes altos’ e ‘vales profundos’, em termos de igualdade social e religiosa. João não tem medo de anunciar que, com a vinda do Messias, todo vale será aterrado e toda montanha e colinas serão rebaixadas.
MEDITANDO A PALAVRA: A Igreja de Jesus é para nós, a erra prometida, conquistada por sua morte e ressurreição. Deus já realizou muitas coisas conosco, mas ainda nos falta muito caminho a aplainar, para que todos possam ver a salvação que vem de Deus. Afinal, nosso tempo não difere muito daqueles de Baruc e de João Batista enquanto sede de justiça e de paz.
SEGUINDO A PALAVRA:O Advento é tempo de endireitar os caminhos tortuosos da própria vida e de aplainar os montes e os vales das injustiças sociais, para que todos possam encontrar o caminho do Presépio. Por isso, a nossa Igreja não pode acomodar nem descanar na busca da justiça e da igualdade, da dignidade e da paz para todos os filhos de Deus. Que cada cristão e cada Comunidade se tornem estrelas brilhantes no Natal, indicando o caminho que leva ao encontro com Jesus.
Comments