05 - O SORRISO. SEU VALOR É INCALCULÁVEL
- Fernando Mauro Ribeiro
- 4 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de jul. de 2024
Uma das coisas mais bonitas que o ser humano pode fazer e não custa dinheiro, não se encontra em lojas e não pode ser estocado. Ela não tem hora certa para aparecer e ocorre independente do lugar onde você está. Seu valor é incalculável, e (acredite!) tem um poder medicinal. Sabe do que estou falando? Do sorriso!
Chego a dizer que, no trânsito, a melhor sinalização é o sorriso. Ele abre passagem, dá preferência, pede desculpas. O olhar de quem sabe sorrir é diferente. Chega a brilhar!
Já fez a experiência de sorrir quando se sente triste? Ah, é sensacional. Não se trata de falsidade ou de forçar a barra. Na verdade, quando sofremos, estamos crescendo como pessoas, como filhos de Deus. O sofrimento pode e deve fazer crescer, sim. Quem descobre isso, sorri para a vida, porque sabe que, após a tempestade, vem a calmaria. Sorrir se torna algo natural e transformador no momento da dor.
Na hora de evangelizar, também dá para sorrir, claro! Sempre que vejo nossas catequistas voluntárias em ação, observo aquele sorriso peculiar de quem é feliz pelo que faz. Quem não se lembra de João Paulo I, o Papa sorriso? Tivemos também em nossa paróquia São Sebastião de Cachoeira Alegre, um padre que era todo sorriso. Se dirigia às pessoas, com o mais belo dos sorrisos. Ele é padre diocese e vez ou outra vem nos visitar. Seu nome: padre Agnaldo Ferraz.
Há um outro exemplo de que gosto muito. O saudoso Padre Léo. Quanto humor! Ele sorria e nos fazia sorrir, rir, dobrar-se de rir, em suas pregações e, retomava-a com a seriedade que exige o anúncio da Palavra. Na revista O Mílite – Milícia da Imaculada – que minha mãe assinava, li já há algum tempo um relato interessante:
- Lembro-me de um de nossos milites, Osmar Colognesi, na sua caminhada de evangelização; ele estava trabalhando como segurança de um supermercado quando, de repente, uma cliente se irritou muito, logo na porta de entrada. No meio da confusão ele precisava agir. Como acalmar? Foi aí que ele se aproximou e, com um sorriso, falou sobre a Rádio Imaculada Conceição. Simples assim. E deu certo! Aquele cliente se interessou de verdade, e veja só, ela chegou a ligar no programa “Família Consagrada”, apresentado por Nathalia Silva Pinto, para dar seu testemunho sobre o valor do sorriso e da evangelização. Não é um relato interessante?
E você? Lembra de algum sorriso que transformou o seu dia e mudou o curso das coisas? Então, conte para nós. Ou melhor, use desse dom que você tem para fazer o bem a mais pessoas. Aproveite para oferecê-lo bem acompanhado de uma revista O Mílite e recomende que acessem o nosso portalnovotempo.com.br. Feito isso, prepare-se para receber como pagamento um mundo de informações e o melhor presente que alguém lhe pode oferecer: outro sorriso!
Fernando Ribeiro – baseado em artigo de Nathalia Silva Pinto.

Comentários