top of page

04 – MISSA, PRAIA E SOL, SHOPPING, CINEMA, CERVELA...

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 4 de jan.
  • 3 min de leitura

Os milhares de turistas que estenderam a visita ao Rio após o réveillon vivem dias daqueles típicos de verão, com calorão de derreter até na sombra. E hoje, segundo a previsão do tempo, prometer ser ainda mais quente do que ontem, quando as temperaturas nas alturas contribuíram para deixar as praias lotadas mesmo antes de o fim de semana chegar.

     Acho que já não sou mais um desses, depois de estar um mês por aqui, já se perde o status de turista, não é mesmo. Turista ou não, a verdade é que já caminhei pelo calçadão e areias de Copacabana, Ipanema, praia do Recreio e praia da Reserva e experimentei essa temperatura onde a máxima chegou a 38 graus – para mim, a sensação térmica era de 40 – Bem mais quente que enfrentei nas praias de Copacabana e Ipanema na Zona Sul, e Pontal, no Recreio, Zona Oeste, no fim de dezembro e nesse início de 2025.

      A verdade é que na orla, onde o sol estava a castigar, nesses primeiros dias uteis do ano, o que se viu foi um mar de guarda-sóis coloridos nas areias. Hoje, pela manhã, em companhia da namorada, atravessamos a Lagoa de Marapendi numa balsa e fomos à praia da Reserva. Na, porém, uma ‘paradinha’ em um clube com o qual os moradores do Condomínio Rio 2 têm convênio e naquele oásis de árvores, sombras, redes, mesas e cadeiras, espreguiçadeiras, duchas de água doce, petiscos... tomei uma cerveja, gelada, claro!

     Fiz um vídeo, da rápida travessia, mas que é sempre agradável olhar a cidade por esse ângulo, a balsa a deslizar pela imensidão das silenciosas águas da lagoa e a paisagem do Parque. Fomos à praia, tomei mais uma cerveja e me molhei. Afinal, sou do tipo que acredita que “é preciso salgar os pés para adoçar a vida”.

     Não nos demoramos, me surpreendi com o calor extremo de hoje e me preocupei com as ameaças de chuva que vi nas redes sociais. Novamente fizemos um ‘pit stop’ no referido clube de passagem e tomamos a balsa de volta. 

       Estou atento à previsão do tempo, pois a chuva prevista para aparecer nestes dias, de forma isolada e com pancadas rápidas, nem sempre tem aparecido. Vi, no entanto, que hoje ela pode vir a partir do fim da tarde e ganhar força à noite, como um dos reflexos de uma frente fria oceânica que se aproxima do estado. 

     De qualquer forma, acho que me precipitei. Ouvi em um jornal na TV, informando que, segundo a Climatempo, por exemplo, apesar da temperatura subir, a chuva só deve cair mesmo à noite. Então, para quem gosta e pode, é a garantia de mais uma tarde de praia com sol. De qualquer forma, estar em casa, preparando essa matéria, tomando mais uma cerveja, no ar condicionado está bem mais confortável e seguro.

     Digo seguro, porque Alef Matos, meteorologista faz um alerta: “... mas há possibilidade de pancadas de chuva, acompanhadas de raios, ventos fortes e até granizo no fim do dia e à noite.

 

 AUTO DA COMPADECIDA 2, NO SHOPPING METROPOLITANO

     Estou praticamente me despedindo. Assisti no shopping Metropolitano, o filme “O Auto da Compadecida 2”. Um bom filme, mas, muito aquém do primeiro. Afinal a obra de Ariano Suassuna é excepcional. A sequência do filme é interessante, porém, os personagens Chicó e João Grilo, dois pobres homens que vivem próximos da cidade de Taperoá, no Sertão da Paraíba na primeira versão, não conseguem imprimir a mesma carga de humor. Quem ainda não viu e for assistir ao filme, não crie muita expectativa, ou vá sabendo que o sucesso não se repete em o Auto da Compadecida 2. Não porque lhes falta talento. É que dar sequência a um texto de Ariano, não é mesmo uma tarefa fácil.

 

PRIMEIRA SEXTA-FEIRA: MISSA NA MATRIZ SÃO MARCELINO 

     “Quem pratica a justiça e ama o irmão é de Deus! Essa é a certeza que rezamos na liturgia de hoje. Vamos, portanto, seguir o Mestre e nos comprometer com o seu Reino”?

    Graças a Deus, fui à missa dessa primeira sexta-feira do mês e do ano, consagrada ao Sagrado Coração de Jesus, na Igreja-matriz de São Marcelino Champagnat, no Rio de Janeiro.

     Veja a Antífona da Entrada, que bela é: “Levanta-te, Jerusalém, e olha para o Oriente e vê teus filhos reunidos do nascer ao pôr do sol”.

Fernando Mauro Ribeiro

 

 
 
 

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page