Quando criança, minha mãe ensinou-me e também aos meus irmãos, a Oração do Santo Anjo da Guarda. Era costume, à época, ensinar também nas escolas. Quanta riqueza há nesses ensinamentos que o nosso povo vai deixando para trás, vai ignorando. Os Anjos da Guarda são considerados protetores pessoais que nos guiam e nos defendem dos perigos, tanto físicos quanto espirituais. Eles são mencionados em várias tradições religiosas, mas, no cristianismo são vistos como mensageiros de Deus, designados para cuidar de cada pessoa.
Essa festa foi oficializada pela Igreja Católica no século XVI, durante o pontificado do Papa Paulo V. Padre Fabio Junior celebrou hoje na Capela do Hospital São Paulo e fez menção a esses mensageiros de Deus. “A data de 02 de outubro foi escolhida para que todos pudessem refletir sobre a presença desses seres protetores em suas vidas e fortalecer a sua fé na proteção divina. Os Anjos não fazem milagres. Eles são portadores de nossos pedidos e quando Deus nos concede a graça incumbem a eles de trazê-las até nós, disse o sacerdote em sua homilia.
São Basílio Magno deixa evidente que a missão dos Santos Anjos da Guarda é “conduzir à vida”, ao Céu, os seres humanos. Mesmo já contemplando a Deus face a face, eles receberam na Terra a missão de levar os homens à Pátria Celeste. Já na Antífona da Entrada da celebração da Eucaristia de hoje, Pe. Fábio rezava: “Anjos do Senhor, bendizei ao Senhor, louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim”!
“O Senhor caminha sem cessar diante de seu povo. Guarda-o em seu amor e fortalece-o em sua misericórdia. Quando vivemos em verdadeira comunhão de fé, experimentamos o quanto o Senhor nos protege e nos guarda em seu amor. Os Anjos manifestam esse amor insondável do Senhor por nós. Jesus nos tocou profundamente, defendendo os pequeninos: “Os seus Anjos estão sempre na presença do Pai”. Aumentemos, pois, nossa confiança no Senhor.
Confira o artigo do Pe. Reginaldo Manzotti: O que diz a Igreja sobre os Anjos da Guarda?
A Igreja nos ensina que Deus criou os Anjos para que nós, humanidade inteira, pudéssemos ter acesso aos bens divinos.
Por que os Anjos existem?
Eles são fiéis adoradores e servidores de Deus, em espírito e verdade. Eles protegem a humanidade. São adoradores, servidores e protetores.
RAFAEL, NOME QUE SIGNIFICA: “DEUS CURA” Quando refletimos sobre Rafael, nome que significa: “Deus cura”, lembramos do livro de Tobias (12-15) O Arcanjo Rafael acompanha e protege Tobias em uma peregrinação, em vista da cura de um pai que estava cego.
GABRIEL SIGNIFICA “FORÇA DE DEUS”. No Evangelho de Lucas (1-19) fica clara a sua missão. Anunciar aos homens qual é a vontade do Pai. Por isso Ele fala a Daniel e Zacarias sobre o nascimento de João Batista. (Lucas 1, 11-20), e depois fala à maria: “Tu serás a mãe do Salvador; Tu és a escolhida entre todas as mulheres” (Lucas 1, 26-38).
MIGUEL, QUE SIGNIFICA: “QUEM COMO DEUS”, pelo qual tenho particular devoção, é o Arcanjo da libertação, o príncipe da batalha, guardião do bem. É o Arcanjo que se levantou contra satanás.
Podemos estar certos de que entre o céu e a terra existem espíritos de plena verdade iluminados pelo Pai.
Se Deus assim quis dispor o mundo, por que não nos valermos dos Arcanjos”?
Por que não os invocar?
Supliquemos que, pelo Arcanjo Gabriel a palavra de Deus penetre os corações mais endurecidos. Supliquemos a Deus para que através de seus arcanjos, para que Ele toque nossos corações, cure nossas feridas emocionais, cure nossa cegueira espiritual e nossas fragilidades físicas.
Supliquemos ao Arcanjo Miguel, para que levante o seu escudo, tire sua espada e defenda nossa alma contra todos os perigos. E rezemos o Salmo 90 que diz: “O Senhor deu uma ordem aos seus Anjos, para em todos os caminhos te guardarem”.
Comentários