top of page

01 - Editorial: É PRECISO CONHECER MAIS, PARA SE AMAR MAIS

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 1 de ago. de 2022
  • 4 min de leitura

“Senhor meu Deus, mais um dia está começando. Agradeço a vida que se renova para mim, os trabalhos que me esperam, as alegrias e também os pequenos dissabores que nunca faltam. Que tudo quanto viverei hoje sirva para me aproximar de vós e dos que estão ao meu redor. Creio em vós, Senhor. Eu vos amo e tudo espero de vossa bondade. Fazei de mim uma bênção para todos que eu encontrar. Amém”!

Às vezes, costumo iniciar o meu dia com essa oração. Mas, quando surgem os primeiros clarões desse dia, primeiro de agosto; lembrei-me: Preciso escrever o Editorial do Portal Novo Tempo. Vamos a ele então!

Pede ao pai e ele vos dará generosas vocações. Assim eu iniciaria esse editorial. Porém, antes de me lançar nessa viagem, me ocorreu o seguinte: Fazer um jornal é também uma vocação! Sim, estou afirmando. Pode ser que haja quem não compartilhe comigo dessa ideia, mas digo com convicção que sim. Fazer um jornal é de fato uma vocação. Juntos, transformamos muitas vidas todos os dias. Como os ensinamentos do Senhor são muito importantes e sérios, precisamos estar atentos às nossas posturas no mundo real e, também nos meios digitais, como as redes sociais e a internet.

Estou agindo com foco no respeito, tolerância e amor ao próximo, assim como Jesus faria? Partindo desse pensamento, todos nós, podemos dar nossa contribuição. Observemos por exemplo:


FÉ: Sejamos um exemplo de confiança em Deus. Quando vivemos o que está no Evangelho com atitudes, podemos salvar e influenciar outras pessoas.


EMPATIA: Tenhamos empatia e procuremos nos colocar no lugar da outra pessoa. Se fosse comigo, eu gostaria? Como me sentiria se alguém se comportasse dessa maneira?


RESPEITO: Respeitemos a Palavra de Deus. Por exemplo: se quer postar um texto bíblico acompanhado de uma foto, pense que aquela imagem está adequada ao que você quer postar.


BOM SENSO: Evitemos postar indiretas ou algo que vai ofender os amigos, leitores ou seguidores das redes sociais. Não é uma boa forma de resolver conflitos.

Mas, falemos, por enquanto, de outras vocações: A Igreja no Brasil, há muitos anos, reserva o mês de agosto para implorar o Senhor da Messe generosas e frutuosas vocações.

Sabemos que, na Igreja, todos os batizados são chamados pelo Cristo para servirem nas coisas do Reino de Deus. Na Igreja existe sempre um espaço reservado para todos aqueles que, tendo um coração livre se fazem servidores do Senhor. Identificando-se com a cruz de Jesus, que já não é mais sinal de condenação, mas de vida nova para todos que a acolhem e a apresentam a outros.

Estando Jesus com seus discípulos e sendo solidário com eles, os convidou a rezar ao Senhor da messe, para que esse pudesse enviar generosos pastores. A celebração de agosto na Igreja do Brasil, é uma resposta positiva ao convite de Cristo, de sempre rezarmos em favor das vocações. Mas não basta rezarmos pelas vocações, é preciso promove-las, para que as mesmas possam contribuir para a busca contínua que fazemos, em favor de uma Igreja discípula-missionária.

Todas as vocações nascem de um encontro pessoal com Jesus Cristo. É Ele que nos inspira, seja qual for nosso estado de vida, a nos colocarmos a serviço do Evangelho. Anunciar o Evangelho, eis a missão de todos os cristãos, que na diversidade de ministérios e de carismas fazem chegar a todos o grande convite de jesus, deixem tudo e me siga.

As ações litúrgicas da Igreja nos ajudam a celebrar e a ampliar cada vez mais o sentido da nossa vocação na comunidade eclesial. Elas nos conduzem à consciência de qual é o nosso papel como operários da vinha do Senhor. Como pessoas que por meio da oferta de nossa vida, cooperamos para que a missão de Jesus seja continuada.

Continuar os passos de Jesus, eis aqui a grande tarefa de todos nós que somos vocacionados. Ele passou pela vida das pessoas as convidando para segui-Lo. Hoje, nós, como seus discípulos, passamos pela vida de tantos, testemunhando seu nome e por meio desse testemunho convidamos outros a se colocarem a serviço da construção de novos tempos.

Por isso, ao iniciarmos mais uma edição desse Novo Tempo, nesse primeiro dia de agosto, convido-o a caminhar conosco, para unidos, celebrarmos o mistério de nossa fé; a adentrar a Igreja-matriz de São Sebastião, como sempre fazemos aos domingos, na partilha da Palavra e da Eucaristia. Convido-o a alimentar em seu coração o desejo de se fazer sempre presente na vida de nossa Cachoeira Alegre, para que outros se sintam atraídos pelo desejo de estarem inseridos também nesse processo.

Todavia, precisamos alimentar também, em nosso coração, o desejo de viver com sinceridade a entrega de nossa vida em busca de se conhecer mais sobre a história de nossa terra. É preciso conhecer mais para se amar mais. Despertar em nós o desejo de sempre perseverarmos na oração por uma Comunidade melhor, uma Cachoeira mais fraterna, mais fervorosa, mais atuante e mais alegre.

Falaremos evidentemente de muitas outras coisas interessantes, datas importantes, acontecimentos significativos, por isso, reitero o convite de que nos faça companhia em nosso dia a dia e que permaneça conosco ao longo desse mês, nos honrando com a leitura diária desse nosso informativo que como se sabe, é: O JORNAL DA NOSSA TERRA. Boa Leitura!

 
 
 

Comentarios


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page